Geralmente, quando estamos de fora, ou quando começamos num curso de Propaganda, Mkt ou “afins”, ficamos meio sem entender direito qual a estrutura de uma agência, quantos setores / departamentos ou pessoas têm que fazer parte, se existe algo que seja determinado por lei… Enfim, são tantas dúvidas… E tão poucos dispostos a nos responder.
Nessa minha postagem vou “mostrar de forma geral” para se compreender a estrutura, e resumidamente cada um dos setores abordados. No esquema abaixo podemos ver o que seria a estrutura de uma grande agência, ou seja mais completa:
Administrativo: composto de uma ou quantas pessoas forem necessárias (de acordo com o “tamanho” da agência), sendo que engloba (ou pode englobar): Administração Geral, Finanças, RH, Jurídico, Serviços Gerais, etc.
Atendimento: quase sempre é (ou deveria ser) o único que tem contato direto com o cliente.
Planejamento: recebe as informações colhidas junto ao cliente (objetivos, verba), determinando “o que” deverá ser feito para se cumprir o que se deseja.
Pesquisa: Supre o setor de Planejamento das informações necessárias (de mercado, concorrência).
Criação: Departamento responsável por criar as peças e campanhas determinadas pelo Planejamento. Geralmente composto no mínimo por Diretor de Arte e Redator, pode conter ainda o Webdesigner, Revisor, etc.
Mídia: Realiza as negociações e monta os mapas de mídia, conforme o que foi planejado veicular (rádio, TV, jornal, revista, outdoor, etc.) Produção: Cuida da produção e finalização do Material Gráfico que será desenvolvido. Pode englobar Produtor Gráfico, Assistente Gráfico, Assistente de Computação, Orçamentista.
RTVC: é a sigla para rádio, televisão e cinema. Este setor cuida da produção, gravação e edição das peças para estas mídias "na nossa realidade esse serviço também é realizado pela produção".
Nenhum comentário:
Postar um comentário